QUAL CADERNO ESTUDAR PRIMEIRO?
Para quem está iniciando no Programa de Ensino Integral, com uma equipe totalmente leiga no assunto, vai aqui algumas dicas.
A escola no início do ano recebe os Cadernos do Gestor, cada um terá informações que irão se articular em determinado momento, o importante é que você faça a leitura atenta de cada um deles, mesmo que no início você não consiga entender muito bem, vai ter um momento que as informações vão se "linkar" no teu cérebro, quanto tempo isso levará? É individual, depende muito de cada pessoas e das condições de trabalho, nível de stress e ansiedade.
Nesse caderno (abaixo) Modelo de Gestão do Programa de Ensino Integral, você encontrará as dicas de como fazer o Plano de Ação do Ensino Integral (PAEI), inclusive o modelo de planilha, o PAEI é a bússola da escola, uma das primeiras ações que a equipe realizará. Para tanto, há necessidade dos professores entenderem quais são as Premissas, quais são as competências associadas a elas e os comportamentos observáveis, para que eles possam sob a liderança do diretor elaborar este Plano, que é a bússola que norteará a equipe na busca de resultados, e a partir dele, elaborar o Programa de Ação Individual e o mais importante utilizá-lo como guia para aprender a ter um novo comportamento.
Neste programa toda a equipe se compromete a ter um tipo de comportamento que está associado às 5 Premissas e que será subsídio para PCA/PCG para o monitoramento das aulas, pois é o melhor campo para observar se o professor realmente compreendeu e se está agindo como o esperado.
Enfatizando, todos deverão agir de acordo com o proposto no PAEI e no Programa de Ação Individual.
Neste programa toda a equipe se compromete a ter um tipo de comportamento que está associado às 5 Premissas e que será subsídio para PCA/PCG para o monitoramento das aulas, pois é o melhor campo para observar se o professor realmente compreendeu e se está agindo como o esperado.
Enfatizando, todos deverão agir de acordo com o proposto no PAEI e no Programa de Ação Individual.
No caderno Diretrizes do Programa de Ensino Integral, você encontrará explicações sobre as premissas e os princípios que deverão estar presentes em suas práticas, articulados ao currículo e deve ser usado e estudado simultaneamente com o caderno acima na hora de elaborar o PAEI e Programa de Ação Individual.
Nossas ações sempre terão como base o Modelo de Gestão e o Modelo Pedagógico e estarão sempre articuladas ao Currículo Oficial.
Vale lembrar:
Quanto mais você estuda e compreende o Modelo Pedagógico, mais o seu comportamento muda para melhor.
Você percebe isso nos colegas de trabalho a partir do seu modo de falar, de ouvir, de cooperar, de apresentar soluções criativas.
A crítica severa e os desentendimentos vão saindo de cena, é como uma dança harmoniosa, todos no mesmo compasso.
Aos poucos você percebe mudança na comunidade escolar, mas o que mais encanta é perceber a mudança que ocorre nos nossos alunos. \o/
No caderno de Modelo de Gestão de Desempenho das Equipes Escolares (abaixo) vem tudo muito bem explicado sobre a Avaliação 360º. Momento em que todos do magistério são avaliados.
E adivinhem o que será avaliado?
Isso mesmo, as competências que estão associadas às 5 Premissas, aquelas que você terá que mostrar no seu comportamento, aquelas a que você se propôs no seu Programa de Ação, a bússola do professor, e eu diria mais, a bússola do coordenador que irá monitorar as aulas.
São esses comportamentos observáveis que serão avaliados por todos que podem avaliar, por isso te dou um conselho, entenda de início tudo sobre as 5 Premissas, Competências Associadas a elas e os comportamentos e aja sempre com base nelas.
Agora se você for PCG, tem mais dois que são importantes para você: Formação das Equipes do Programa de Ensino Integral - volume 1 e 2
No volume 1 várias informações sobre Formação Continuada e no volume 2 excelentes exemplos de Pauta Formativa, nem adianta eu querer fazer um resumo, tem que ler na íntegra várias vezes e colocar em prática para que o aprendizado se consolide.
E agora algo muito importante, "tudo" que você estudar nestes cadernos você deverá articular com o currículo, contextualizar, colocar a teoria na prática, "sempre" utilizando a metodologia adotada para a gestão do Programa de Ensino Integral. - PDCA - breve explicação...
Planejar (Plan) é a partir dos princípios, premissas, valores, missão e visão de futuro propostos no Programa de Ensino Integral, elaborar o diagnóstico da escola e, a partir dele, definir os rumos a serem tomados. Esse é um rico momento de reflexão da comunidade escolar, em que todos os seus membros (gestores, professores, pais, estudantes e comunidade) definem o que, quem e como agir para atingir os propósitos definidos, estabelecendo, também, com que indicadores a ação será monitorada.
É no momento do planejamento que são definidos: os principais objetivos da escola, as prioridades para sua realização; os resultados e as metas esperadas; as estratégias e as ações mais adequadas para atingir os objetivos; os indicadores de processo e de resultado, que oferecem insumos para a avaliação do Plano de Ação. Esses indicadores são essenciais para a tomada de decisão nos diferentes momentos do fazer (Do), norteando a correção dos rumos traçados inicialmente, caso seja necessário
Fazer (Do) é colocar em prática o que foi anteriormente planejado. Quando a fase do planejamento é feita com o cuidado necessário, a etapa do fazer se torna uma ação efetiva, pois será muito simples implementar o planejado e corrigir situações excepcionais em função de contratempos que ocorram pontualmente.
O fazer das ações do Modelo Pedagógico exige constantes alinhamentos das práticas pedagógicas e das metodologias específicas do Programa, assim como entre os profissionais da Diretoria de Ensino da Escola, estudantes, pais e comunidade. Esse alinhamento é fundamental para a clara definição do que ensinar, com quem e em que tempo, para que as aprendizagens previstas na Base Nacional Comum e na Parte Diversificada do Currículo atendam, com a qualidade esperada, às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e à consolidação das competências e habilidades definidas no Currículo do Estado de São Paulo.
Checar (Check) é monitorar os resultados preliminares aferidos a cada período de apuração das atividades desenvolvidas, por meio de indicadores de processo, definidos no Plano de Ação das escolar, e avaliar os resultados alcançados a partir dos indicadores de resultado (como foram previstos na fase de planejamento). Esse movimento é essencial para a gestão eficaz do Programa de Ensino Integral, porque oferece as evidências, os registros e as contatações necessárias para que se possam encaminhar decisões para prosseguimento ou aprimoramento das ações pedagógicas desenvolvidas pela escola naquele período. Essa fase possibilita verificar se as estratégias adotadas (ou seja, o "trajeto percorrido" para a implementação daquela ação) estavam adequadas para o alcance do resultado esperado, o que permite a correção das rotas de maneira a conduzir, necessariamente, à aprendizagem plena dos alunos e para que se tornem protagonistas de seu desenvolvimento. Ao mesmo tempo, essa fase possibilita a identificação das ações de formação e apoio que precisam ser desenvolvidas junto à equipe escolar para aprimorar sua prática profissional, permitindo aos integrantes da equipe que desempenhem sua responsabilidade como profissionais da educação pública e atendam, assim, às suas expectativas pessoais e às do Programa.
Agir (Act) significa proceder aos ajustes identificados a partir da avaliação dos resultados parciais ou finais apurados, para a melhoria contínua e para que se obtenha o maior êxito possível ao final daquela ação, atingindo-se, assim, os objetivos da escola do Programa Ensino Integral.
Ref. Modelo de Gestão do Programa Ensino Integral - Caderno do Gestor
https://www.google.com.br
Bons Estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário