sábado, 2 de junho de 2018

1º - O COMEÇO DO PEI NA ESCOLA FERNANDA

1º - ACOLHIMENTO - PLANEJAMENTO

Olá, para você que está iniciando no Programa de Ensino Integral, essas informações são valiosas, principalmente se todos os envolvidos forem novatos no programa.
As primeiras ações realizadas na escola é Acolhimento e simultaneamente Planejamento. A Escola Estadual Profª Fernanda de Camargo Pires, está localizada na Vila Barão na cidade de Sorocaba/SP e é nesta escola que toda equipe está aprendendo a ser uma grande família.

Vou falar um pouco como aconteceu nosso acolhimento:

Para nós novatos, por mais que já tivéssemos lido algo a respeito só fomos ter ideia do que era a medida que tudo foi acontecendo. Tivemos a presença dos Professores Elias e Renata, como também dos alunos acolhedores do E.E.Profº Francisco Euphrásio, também localizada na cidade de Sorocaba. Pessoas maravilhosas que nos ajudaram muito nesse começo.

Alunos Acolhedores Francisco Euphrásio em ação

Mas, vamos às explicações...

O Acolhimento é uma atividade pedagógica pauta dos princípios do Programa de Ensino Integral destinada aos alunos que estão ingressando na escola, sendo planejado e executado por alunos das escolas e/ou egresso que experimentaram as práticas e vivências em Protagonismo Juvenil no Programa.
Tem por objetivo das as boas-vindas aos novos alunos e, por meio do diálogo estabelecido de jovem para jovem, introduzir os conceitos e metodologias do Programa de Ensino Integral, destinados tanto à Equipe Escolar, como aos alunos que ingressam na escola.
Tudo acontece a partir de atividades dinâmicas apresentadas que tem o propósito de despertar nos alunos princípios e valores essenciais para seus processos de formação e para o desenvolvimento de seus respectivos Projetos de Vida.
O Vice-Diretor é o responsável pela orientação e monitoramento da atividade e organização do material produzido durante a realização do Acolhimento e os jovens acolhedores pela elaboração, planejamento e execução das atividades.


Vice-diretor e os alunos Acolhedores da E.E. Fernanda

Este procedimento acontece no período que antecede o início das aulas e neste período também são identificados os alunos com perfil de acolhedor que são formados para que acolham novos alunos que ingressarem na escola no ano letivo.



As interfaces do Acolhimento são o Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil e suas Práticas, Tutoria, Eletivas, entre outras.

A partir das atividades do Acolhimento teremos o Projeto de Vida de cada aluno da escola e, a partir desse Projeto que serão Elaboradas as disciplinas eletivas.


  
Despedida nos Acolhedores do Euphrásio 

Antes de partirem ficaram escolhidos os alunos Acolhedores da E.E. Fernanda




                                        ENQUANTO ISSO NA SALA DE INFORMÁTICA...

Professores se debruçavam em estudos, índices, plano de ação, programa de ação, guia de aprendizagem, plano de disciplina, 


Algo muito importante e vale ressaltar, os dois  passos iniciais,  saber exatamente em que ponto estamos, isso quer dizer: os índices da escola do ano anterior, na sequência,  necessitaremos de um Plano de Ação, a nossa bússola, tendo como base  as cinco  Premissas do PEI.

1. Protagonismo
2. Formação Continuada
3. Excelência em Gestão
4. Corresponsabilidade
5. Replicabilidade

Teremos que ter e desenvolver competências associadas às cinco premissas e demonstrá-las a partir de nosso comportamento no cotidiano escolar. Vamos explicar:

Para a Premissa Protagonismo a competência associada é Protagonismo

Para a Premissa Formação Continuada são duas competências associadas: Domínio do Conhecimento  e contextualização e disposição para o auto desenvolvimento.

Para a Premissa Excelência em Gestão a competência associada é comprometimento com o processo e resultado.

Para a Premissa Corresponsabilidade as competências associadas são relacionamento e corresponsabilidade.

Para a Premissa Replicabilidade as competências associadas são: solução e criatividade e difusão e multiplicação

Isso ainda não acabou, depois das Premissas, das competências, vem os macro indicadores e os micro indicadores, que eu não colocarei aqui para não ficar muito extenso. Recomendo leitura atenta, pois iremos precisar de todas as informações no Plano de Ação da Escola e no Programa de Ação da Equipe.

E porque sua leitura tem que ser atenta? Porque esse conhecimento resultará em comportamento, o comportamento esperado para se atuar no Programa.
Pelo seu comportamento, pela sua fala, pessoas mais experientes saberão se os conceitos foram assimilados ou não por você.

No PEI você:

  •  Protagoniza e promove o Protagonismo em todos os espaços e tempo da escola;
  • Tem domínio do conhecimento e sabe como aplicá-lo, contextualizá-lo;
  • Desenvolve a excelência em gestão, planeja, executa e verifica se há necessidade de acertos;
  • Se relaciona bem com a equipe e é corresponsável, não só pela aprendizagem dos alunos, como também, pelo sucesso da equipe;
  • E replica, compartilha as boas práticas, apresenta soluções criativas ao invés de apontar os erros de qualquer um dos envolvidos.

Ou seja, você se transforma! Somos agora uma família!

No começo são tantas informações que fica difícil organizá-las em nossa mente, mas aos poucos vamos compreendendo e as coisas vão fazendo sentido. 

Colocando a teoria em prática...

  • Índices Saresp no Foco Aprendizagem
  • Plano de Ação partindo das 5 Premissas do PEI
  • Programa de Ação
  • Guia de Aprendizagem
  • Plano de Aprendizagem


O Plano de Ação é a bússola da escola, todas as ações são com embasamento nas premissas, a elas estão associadas as competências, que uma vez desenvolvidas, fará com que tenhamos o comportamento esperado para atuar no Programa de Ensino Integral.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURRÍCULO

Falando do Currículo A SEE em 2008 propôs um Currículo Básico para Ensino Fundamental e Ensino Médio com o objetivo de apoiar os trabalh...