segunda-feira, 20 de agosto de 2018

NIVELAMENTO NA PRÁTICA

Como aconteceu o Nivelamento na Escola Fernanda?

Contextualizando

A E.E. Profª Fernanda de Camargo Pires está no segundo semestre do Programa de Ensino Integral, temos duas grandes metas, ou ainda, dois grandes desafios: a aprendizagem de nossos alunos e a nossa formação, para que possamos, conhecer,  aprofundar e dominar os conceitos PEI e dessa forma evidenciá-los em nossos comportamentos.
No que diz respeito à aprendizagem, nossa meta é promover proficiência para o nível básico em matemática e Língua Portuguesa, para tanto, iremos possibilitar aos alunos recuperação contínua,  nivelamento e  retomada das habilidades que encontram-se abaixo do básico.

O nivelamento das habilidades tem um papel importantíssimo nas escolas PEI.

Replicando o trabalho das Professoras de Matemática e Educação Física - Boas Práticas do Nivelamento

Nossas professoras de educação física e matemática, colocando em evidência o comportamento de corresponsabilidade pela aprendizagem dos alunos nas aulas de nivelamento/orientação de estudos, passaram  a explicar a eles o beabá da matemática, visto que muitos de nossos alunos vem com defasagem desde o ciclo I.
Educação Física ficou com o conteúdo básico e para que eles tenham  uma assimilação melhor do conteúdo ela intensifica o aprendizado através de exercícios práticos dentro das aulas de educação física. Paralelamente, em algum espaço da escola, a professora de matemática, especialista no assunto, faz rodízio pelos grupos tirando dúvidas e aprofundando conteúdos, o trabalho dessa dupla merece destaque, principalmente por ambas demonstrarem a competência da corresponsabilidade pela aprendizagem do aluno.
A estratégia deu tão certo que, para garantia do aprendizado, será utilizada "em larga escala" com os demais professores da área, que irão adotar o sistema de apoio aos pares, visando o avanço de todos os grupos por habilidade. Essa ação colaborativa, carregada de Pedagogia da Presença, mostra o primeiro grande passo, que foi a alteração para melhor no comportamento de nossos alunos e na relação deles com os estudos.







Replicando o trabalho das Professoras de Arte e Língua Portuguesa

Nossa professora de Arte, fugiu do tradicional, trabalhou com aulas diversificadas, que contemplavam várias habilidades de Língua Portuguesa, utilizando-se de:  jogos, leitura de charges, bingo  ortográfico. Ao mesmo tempo que os alunos aprendiam conteúdos, aprendiam regras, que sem as quais a aula não aconteceria.
Os alunos gostaram tanto que em momento de replicabilidade das ações a professora de português fez uso  das mesmas estratégias utilizadas pela professora de arte, ambas ficaram satisfeitas com os resultados apresentados. Dessa forma, acreditamos que estamos num caminhar satisfatório para termos o comportamento esperado pelo programa.

Replicando o trabalho dos Professoras de História e Filosofia

Outra dupla que deu certo! História e Filosofia, enquanto história desenvolvia  suas aulas de orientação de estudos o nivelamento de habilidades de língua portuguesa, (H07, H09), filosofia trabalhava com outros grupos, desenvolvendo  habilidades necessárias para uso da tecnologia (power point), pesquisas e excelência acadêmica. As habilidades trabalhadas no nivelamento e as habilidades trabalhadas em orientação de estudos, em algum momento iriam se complementar com uma atividade de pesquisa preparada pelos próprios alunos. Dessa forma, trabalhou-se orientação de estudos e nivelamento , dando ao mesmo tempo ao aluno a oportunidade de experienciar o protagonismo.
Da perspectiva da coordenação, observou-se que houve dois comportamentos observáveis: corresponsabilidade com a aprendizagem do aluno e o promover do protagonismo em sala de aula.


Um comentário:

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